segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pintura em tecido com Tinta Puff


Pintura em tecido com Tinta Puff
De tempos em tempos trazemos aqui para o blog do Clube de Artesanato as técnicas que são sempre apreciadas pelas artesãs e artesãos que nos visitam, aquelas que todos devem conhecer para, depois, criar peças exclusivas com seu toque pessoal.
Pois então, hoje trouxemos uma delas, a pintura em tecidos com tinta puff, tinta com expansão a calor, que fica em relevo aveludado depois de seca e em contato com o calor de um soprador ou secador. Essa técnica é bem prática, pois mesmo pintando motivos muito simples, o efeito final da tinta garante toda a graça do trabalho.
Materiais:
Toalha de mão com barrado próprio para pintura (lavada)
Tintas puff em bisnagas nas cores verde, branco, vermelho e amarelo
Pincel chanfrado de filamentos sintéticos n.8
Papel vegetal e carbono
Ponteira ou boleador
Placa de Madeira com cola permanente
Soprador térmico ou secador de cabelos forte
Modo de Fazer:
1. Lave a toalha para retirar a goma. Estique-a em uma placa preparada com cola permanente (veja dica abaixo) e passe o risco com o carbono.
Pintura em tecido com Tinta Puff
2. Inicie a pintura do motivo. Coloque um pouco da tinta branca em um godê e com o pincel chanfrado pinte as pétalas das flores. Lave o pincel e com a tinta verde, pinte as folhas cobrindo a toda área do motivo. Utilize uma boa quantidade de tinta, mas sem excessos.
Pintura em tecido com Tinta Puff
3. Pinte os miolos das flores com o amarelo, e depois o detalhe central do miolo e o coração com a tinta na cor vermelho.
Pintura em tecido com Tinta Puff
4. Utilizando as tintas com o bico do frasco aplicador, faça os contornos de cada parte do motivo, com a tinta na mesma cor que foi aplicada com o pincel. Esse contorno, que não precisa ser exato, pode ser mais “solto”, gestual, dará mais volume à pintura. Aguarde a secagem completa por pelo menos 24 horas, sem retirar a toalha da placa de madeira.
Pintura em tecido com Tinta Puff
5. Após a secagem completa da pintura por 24 horas, retire a toalha da placa de madeira e faça a expansão da tinta com calor, utilizando um soprador térmico ou secador de cabelos bem forte, aplicando o calor pelo lado da frente. Caso você não tenha esses aparelhos, poderá utilizar um ferro de passar roupas pelo avesso da toalha de mão, posicionando-a sobre uma toalha felpuda apoiada na mesa. Aplique o calor até a tinta mudar de cor (ficará mais clara) e ficar em relevo.
Pintura em tecido com Tinta Puff
Variando as cores das toalhas e os motivos pintados, você pode criar um enxoval completo para decorar sua casa de um jeito muito especial…
Pintura em tecido com Tinta Puff
Dicas:
A placa de madeira preparada com cola permanente é muito indicada nas técnicas de pintura em tecidos, para evitar que a tinta borre o avesso. Essa cola é encontrada em lojas de artesanato, deve ser aplicada na madeira com um rolinho de espuma e ficar secando por cerca de 20 minutos, até ficar mordente e adesiva. Nunca fixe o tecido na cola antes dessa secagem.
Para lavar as peças pintadas com esse tipo de tinta em relevo, evite deixar de molho e não esfregue diretamente nas aplicações de tinta, faça uma lavagem simples, para peças delicadas, levando-as para secar imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITEM A PROMOÇÃO DE NATAL - ATÉ MÊS DE DEZEMBRO

Faça seu pedido  ✍️ !!! ✈️ Enviamos para todo 🇧🇷 !!! Instagram:@santanagrafica  Face: @graficasantana2015 Dúvidas sobre produtos chamar no...